sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DMC Color Variations

Infelizmente o Brasil ainda está longe de ser o país perfeito para quem é artesã... temos muitos problemas em diversos aspectos, mas o que anda me incomodando muito ultimamente é encontrar materiais de qualidade para se trabalhar... ainda mais quando o assunto é bordado.

Mesmo durante a febre do ponto cruz (em meados da década de 90) não era fácil encontrar materiais de qualidade para se trabalhar. De lá pra cá pouca coisa mudou... na verdade acho que até piorou... Publicações: Não há quase nenhuma revista ou livro sobre o assunto em português. Tecidos: só etamine e de qualidade duvidosa. Linhas: Mouliné Anchor... não é uma linha ruim, mas só ter essa é de doer... para encontrar linhas DMC é preciso muita fé e oração!!! Geralmente só na capital ou em uma ou outra loja que se preocupa com as clientes. Graças a Deus - e a tia Vivi e tia Paula ;-) - a Funny World tem tudo de bom e de melhor!!! E também graças a Deus eu encontrei uma loja que vende DMC aqui em São José dos Campos para uma urgência repentina (e olha que aqui em São José isso deveria ser considerado milagre dos grandes)!!! A única solução para quem não encontra material de qualidade é comprar materiais fora do Brasil (como tecidos, linhas de diferentes marcas, gráficos, livros)... isso para quem quer investir um pouco mais nos seus trabalhos (levando em consideração o valor do envio e cobrança de impostos) e para quem tem uma paciência de Jó para esperar a encomenda chegar!

Enfim... tudo isso para chegar nas linhas multicoloridas da DMC. São lindas, ótimas para trabalhar e o resultado final é nota 10! Maaasss, você só encontra em raríssimas lojas no Brasil. Mesmo quem vende DMC aqui desconhece a linha Color Variations. O que eu sei é que na Funny World tem, ainda bem!!!! Viu, rimou!!

Para quem não conhece:
DMC Color Variations

Fio de linha mouliné (aquelas de meadinhas próprias para bordar) que possui várias cores e tonalidades em um só fio. A cada 6 a 7 pontos, cada fio da gama Color Variations revela uma sucessão de nuances de cores. São 36 cores que podem ser multicoloridas ou tom sobre tom. Cada fio de Color Variations é uma mistura delicada de várias cores DMC que ao bordar misturam-se sutilmente e de forma homogênea criando um efeito de nuances de famílias de cores.

Existem (fora do Brasil, infelizmente) várias marcas de fios multicoloridos para bordar como a Weeks Dye Works, The Gentle Art, Threadworx, Gloriana... e quase todas elas tem uma desvantagem em relação a Color Variations da DMC: elas não podem ser lavadas (desbotam por serem tingidas a mão). As linhas da DMC são resistentes a lavagem até com água quente (60ºC) . E não pensem que só pode ser usada em ponto cruz... são lindas para trabalhar com bordado de superfície... e agora que o " Patch & Borda", também conhecido como Stitchery, está em alta aqui na "terra brasilis" quem sabe os fios multicoloridos não entrem em moda também?!?

Alguns links de arquivos PDF:

Carta de cores DMC Color Variations - um guia para conhecer as cores disponíveis.
Tabela de correspondência de cores - as
cores sólidas de DMC Mouliné correspondentes as nuances que compõe a DMC Color Variations. Essa correspondência é muito útil para quando você quer encontrar cores para complementar um trabalho onde as Variations serão usadas. Eu montei essa tabela em PDF utilizando uma outra tabela encontrada na internet, como ela tinha uma resolução muito ruim me candidatei a fazer uma um pouco melhor. Obrigada Paula por me enviar a tabela!!! Espero que esta esteja um pouco melhor!! Eu já imprimi minha tabelinha e anexei no meu caderno de materiais... ganhei ponto positivo professora?

Gostou das Variations e não sabe onde comprar: Funny World!!!
Quer ver coisas lindas bordadas com Variations:
- No meu post anterior (Spring Biscornu) as cenouras e alguns coelhos foram bordados com Variations;
- Neste Post meu;
- Neste Post do Ofício da Agulha;
- Curso de Bordado livre - Ofício da Agulha.

Beijocas e ótimo feriado!!

11 comentários:

Larissa Ramos Urso disse...

Oi Mônica querida,tenho que concordar com vc que o Brasil ainda está bem longe de ser o paraíso das artesãs.Mas ainda bem que nós temos nossos blogs para postarmos as novidades e onde encontrá-las não é?beijão

Paula Marcondes disse...

Vários pontos positivos!!! Vou fazer uma página de "Informações Interessantes" no Blog do Ofício da Agulha e inaugurar com um link e comentário sobre este se post. Posso?
Parabéns, adorei!
Bjz (com z de zilhões)

Bela disse...

Concordo totalmente com vc!! Mônica, precisamos vasculhar para encontrar materiais diferentes e bonitos!!
espero que sua semana seja linda!!! Beijos!! Bela

Bela disse...

Passo por aqui só para olhar as belezinhas aí em baixo...Spring Biscornu...lindos Mônica!!! Beijos!! Bela.

Mônica Suñer disse...

Olá, descobri você agora! Tem total razão, além de não ter o produto em muitas lojas, os preços são estratosféricos! Temos que apelar para Picasa ou Multiply se quisermos algum bom risco importado, porque por aqui... Vou linkar para te seguir. Bjs

Bela disse...

Vc anda sumida...:o( cadê vc???) saudades...bjsssssss

Kaka Creations disse...

Oi Mônica, concordo muito com o teu post, quanta coisa boa e diferente eu tem acesso aqui nos EUA, mas sinto falta de tanta coisa...pedrarias (no Brasil tem muito mais variedade), viés, aqui não tem muitas cores e o preço é absurdo 3 dólares por 3 yards. E por aí vai, sempre digo, perde-se em algumas coisas, ganha-se em outras.
Seu blog é show.
Bjus

JACIREMA CLEIA FERREIRA disse...

Olá! Partindo do blog da Paula, cheguei no seu. Mandei um email para ela, pois também dou aulas de bordado em São Paulo. Já que está se falando da dificuldade em encontrar novidades neste universo das linhas, passo uma dica: A Maria Lucia tinge manualmente linhas importadas e consegue tons maravilhosos. O material é de excelente qualidade e produzem um efeito incrível. Mais informações, entrem em contato comigo.
http://flickr.com/photos/retalhosetcetal

GECÍLIA MILAN disse...

Oi Mônica,
Procurando na net onde comprar a Color Variations DMC encontrei o seu blog.
Faço bordado em ponto russo e o meu estoque de linhas esta acabando.
Você me poderia passar o endereço da onde você encontrou este tesouro.
Eis o meu Email: gatcesaude@gmail.com

Joana disse...

Eu tenho dessa linha para vender na minha loja, em pacotes com 27 cores e recebi agora em meadas avulsas.
Bjs
Joana

Marili disse...

Encontrei, Color Variations na Kikikits também!