quinta-feira, 3 de março de 2011

SAL Mary Glover - Etapa 1

Em 20 de janeiro a Emmanuelle publicou em seu blog qual seria a primeira etapa do nosso SAL: bordar a parte central do sampler -  o friso de folhas e  a parte um pouco acima "of her age 1787" ("sua idade em 1787"). Em seguida ela escreveu um texto muito legal sobre a época em que Mary Glover bordava seu Sampler. Vou traduzir e complementar:
Vamos fazer um salto para o passado. Ano de 1787. Na Inglaterra Mary vive sob o reinado de George III. Nos Estados Unidos, a Convenção Constitucional liderada pelos Pais Fundadores (entre eles George Washington, Thomas Jefferson e Benjamin Franklin) aprova a primeira Constituição. Apesar das guerras, a vida cultural e científica na Europa está em expansão: viu a descoberta de William Herschel dos dois primeiros satélites de Urano, Oberon e Titania; a estréia em Praga da ópera "Don Giovanni" e a criação da famosa "Eine kleine Nachtmusik" ("Pequena serenata") de Mozart; a publicação de "Paulo e Virgínia" de Bernardin de Saint-Pierre; a publicação do poema "Der Erlkönig"  de Goethe. Assim era o mundo quando a pequena Mary bordava seu Smapler. E no Brasil estamos em um momento de crise da sociedade colonial com revoltas e inconfidêcias contra a coroa portuguesa. Os ideais do iluminismo francês influenciando o Arcadismo na literatura, enquando Tomás Antônio Gonzaga ainda compunha suas Cartas Chinelas.
O post original da Emmanuelle AQUI. E agora a minha Etapa 1 já bordada:

 
SAL Mary Glover Sampler
Organização: Emmanuelle
Início: Janeiro 2011
Tecido: Cânhamo cru tingido por mim (café e chá)
Linhas: DMC

E bordei ao som da "Eine kleine Nachtmusik" também conhecida como Serenata nº 13. Inspirador!


Espero que tenham gostado de viajar um pouco na história e conhecer um pouco mais sobre este SAL... para mim tem sido super prazeroso... está cada vez mais lindo a cada novo ponto! Amanhã e posto a Segunda Etapa e a Terceira Etapa.
 Beijocas!

Um comentário:

Paula Marcondes disse...

Belo trabalho, belo tecido belas cores - bela música, BTW!!!
Bjs.