quinta-feira, 3 de março de 2011

SAL Mary Glover - a proposta

No fim de novembro do ano passado a francesa Emmanuelle fez a proposta de um SAL em seu blog. Eu já tinha decidido nunca mais participar de um... já que sempre, no meio do caminho, eu me atrapalho toda e acabo com mais um UFO na minha coleção! Mas eu fiquei apaixonada pelo Sampler e resolvi tentar mais uma vez e como meta vou terminá-lo custe o que custar!!! Vou traduzir algumas partes dos posts da Emmanuelle (texto em itálico), porque achei muito interessante o modo com que ela vem conduzindo o nosso SAL. Vou separar separar posts de acordo com as etapas para que não fiquem muito grandes.


Se trata de um Sampler inglês , datado de 1787, realizado por Mary Glover de 12 anos. Não há menção de lugar ou essa menção desapareceu. Vários pontos são utilizados além do ponto cruz: ponto de arroz, ponto cetim e ponto corrente aberta. Na parte de cima é bordado o alfabeto em letras maiúsculas, duplicando cada letra,  cada uma bordada de forma diferente. Após o nome Mary Glover, o texto bordado em azul quase desapareceu. Sob a luz ultra violeta  vemos um pequeno friso azul e as palavras "this March" ("em março deste ano"), o restante não é legivel , com excessão de algumas letras. E em seguida o texto diz "in the twelfth year of her age 1787" ("no décimo segundo ano de sua idade 1787"). Abaixo do friso de folhas, um texto religioso e o alfabeto minúsculo, todos bordados sobre um fio do tecido. Na parte inferior animais e motivos florais clássicos dos Samplers daquela época. Uma carreira de ponto cetim e os losangos bordados em ponto de arroz são muito originais.

Mais fotos do sampler original neste POST. Emmanuelle se propôs a redesenhar o gráfico com algumas adaptações e simplificações e iniciou as inscrições para o SAL, que teria início em janeiro de 2011. Foram mais de 300 inscrições de todos os lugares do mundo. Em dezembro, depois de uma análise mais detalhada com luz ultra violeta, Emmanuelle  conseguiu decifrar a linha escrita que estava quase desaparecida: "finished this March 15" ("terminado em 15 de março").

Continua...

2 comentários:

Rita.... disse...

Amei encontrar este curso.Com certeza quero fazê lo 310

Rita.... disse...

Amei encontrar este curso.Com certeza quero fazê lo 310